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Psicanálise

adicção em meio às mídias digitais

A internet surgiu com o objetivo de proporcionar conforto, praticidade e aproximação das pessoas com os meios de comunicação digital, além dos seus pontos positivos ouvem o surgimento também dos pontos negativos. O uso abusivo dos meios tecnológicos Segundo kallas(2016), atualmente os meios digitais proporciona um volume de informações e troca de conteúdo, conduzindo as pessoas a passarem horas diante de uma tela de computador e celulares.

Segundo Romano (2017), sujeitos dependentes de tecnologia digital vem apresentando problemas de relacionamento interpessoais, como afastamento de grupos familiares e sociais. O usuário da tecnologia constrói um mundo imaginário com as mídias sociais e se afastando dos seus grupos de relacionamento que estão no mundo real. Segundo Mendonça Fantini (2017), os Gamers são exemplos de usuários compulsivos, observa-se que no mundo virtual esses usuários acabam encontrando uma forma melhor de socialização, é costumeiros casais se encontrarem e iniciarem um relacionamento virtual durante as partidas de jogos online, levando essas relações para o real.

Nos jogos online ocorre uma comunicação verbal e não verbal via chat, blog, fórum e organizações sociais, essas ferramentas têm como objetivo organizar trocas de experiências e relacionamentos de vínculos afetivos entre os gamers. O aumento das relações afetivas através das mídias sociais acaba diminuindo as relações em meio ao contexto social, levando as pessoas a se conhecerem menos e se afastamento de grupos familiares.

Segundo Romano (2017), o aumento no uso abusivo da internet gera perdas e prejuízos: fugas de relacionamento familiares, aumento de ansiedade, insônia, queda no desempenho do trabalho e escolar, distorção dos objetivos pessoais. O uso equilibrado das mídias sociais é positivo, a internet surgiu com intuito de gerar conteúdo e conhecimento e aproximar mais as pessoas com as redes sociais. O ser humano precisa usar as mídias digitais e não deixar que elas os usem.

Segundo Poli (2017), a dependência pela internet é caracterizada por comportamento obsessivo e mal controlados, onde o usuário passa, horas em frente a máquina muitas vezes sem se alimentar, dormi e se relacionar com familiares e amigos. Segundo Ballone (2013), o sujeito que permanece diariamente fazendo o uso de aparelho, celular, computador ou vídeo game, ele acaba negligenciando atividades rotineiras como trabalho e família, e isso são sintomas de adicção, mas a classificação do uso abusivo de internet como uma adicção há controvérsias, sendo classificadas como desordem de controle de impulsos.

Segundo Mendonça Fantini (2017), quando é retirado o aparelho tecnológico digital de usuários compulsivos, eles reagem com sintomas de agressividade, angustias, ansiedade, irritabilidade, alteração de humor, impaciência, inquietude, tristeza, agitação motora e sentimento de vazio, apresentando sintomas característicos de uma abstinência.

Conclua-se que a internet pode proporcionar enriquecimento de conteúdos e informações, aproximação das pessoas com as mídias sociais, mas o uso abusivo pode ocasionar sérias consequência: afastamento de grupos sociais e familiares, danos no desempenho profissional e escolar. O usuário abusivo de mídias sociais usa o espaço da internet como uma fuga do mundo real, aonde encontra-se uma forma eficaz de se relacionar afetivamente com pessoas que apresentam interesses por conteúdos semelhantes. Segundo Romano (2017) os sintomas apresentados pela dependência por internet são comuns nas fases da adolescência e adulta, não é aconselhável a retirada total dos aparelhos tecnológicos do dependente, o tratamento é feito através de psicoterapia e quando necessário é utilizado o uso de medicamentos.

REFERENCIAS

Romano, Ricardo R667d Dependência digital: um estudo na visão psicanalítica. / Ricardo Romano, – 2017. 30 f.; 30 cm

Mendonça, L. H. F. & Fantini, J. A. (2017). Adicção em Games: do cognitivo-comportamental ao estruturalismo. Memorandum, 33, 142-165. Recuperado em _______ de ______________, _________, de seer.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/9897

KALLAS, M.B.L.N.- O sujeito contemporâneo, o mundo virtual e a psicanálise.

POLI. R., Internet addiction update: diagnostic criteria, assessment and prevalence. Neuropsychiatry. v.1, n.1, 2017, p.6. Disponível online em: http://www.openaccessjournals.com/peer-review/internet-addiction-updatediagnostic-criteria-assessment-and-prevalence.pdf . Acessado em: 19 de Maio de 2017.

2016. BALLONE, G.J.- Compulsão a Internet- PsiqWeb. Disponível online em: Acessado em 15 de Abril de 2017.

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